Ministério da saúde faz vistoria para qualificação de novos leitos de retaguarda na Santa Casa
23 maio, 2017

A Santa Casa de São Sebastião do Paraíso recebeu no último dia 17, a visita do apoiador técnico da Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Luis Henrique Pereira Branquinho.

Há cerca de dois meses, a direção da Santa Casa em visita ao MS solicitou a qualificação de 30 novos leitos clínicos de retaguarda, sendo que para cada leito novo qualificado também é reclassificado um leito clínico já existente, totalizando assim 60 leitos clínicos como retaguarda da Rede de Urgência e Emergência. Além disso, o hospital também pleiteou a atualização de valores de mais 12 leitos de UTI Adulto já existentes, pois, até o momento estes não haviam obtido a contemplação pelo MS.

O técnico do Ministério da Saúde esteve na Santa Casa para conhecer a estrutura e observar in loco a ampliação que foi feita de leitos clínicos de retaguarda e da UTI, no intuito de fazer uma verificação quanto ao componente hospitalar da Rede Urgência. Ele ainda deu orientações ao Gestor da instituição com relação ao fluxo e a utilização da Rede, que envolve a comunicação com a Atenção Básica e o Pronto Atendimento.

Após percorrer as alas da instituição, Luis Henrique se mostrou entusiasmado e disse que a Santa Casa de Paraíso cumpre o seu papel de forma muito responsável, se diferenciando dos demais hospitais instalados em cidades do mesmo porte. “Quando o diretor da cardiologia me falou que na Santa Casa de Paraíso era o melhor lugar para se infartar, apesar da brincadeira, eu não tive dúvidas disso. A estrutura é perfeita e a gente só fica triste com a possibilidade de não haver a ampliação deste serviço por conta dos cortes feitos pelo Estado de Minas Gerais. O hospital tem tudo para executar mais serviços e iremos em busca disto”, afirmou o representante do Ministério da Saúde.

Luis Henrique ainda definiu como excepcional a estrutura da Santa Casa, ressaltando o porte das UTI´s quanto a equipamentos, retaguarda cirúrgica e também de hemodinâmica e hemodiálise. “O hospital está bem contemplado e com a possibilidade de uma nova ala que tem mais 10 leitos de UTI prontos. A região só tem a ganhar com a abertura deles”, completou.

De acordo com o gestor da Santa Casa, Adriano Rosa do Nascimento, os novos leitos de retaguarda e UTI significam aumento de fluxo no hospital e um importante implemento financeiro para a instituição, que tem um déficit a saldar de aproximadamente R$ 15 milhões. “Nós solicitamos a habilitação destes leitos de UTI com urgência e eles estarão em funcionamento o quanto antes. Já estamos em busca de emendas parlamentares e outros recursos para que possamos adquirir os equipamentos e, assim, ampliar os serviços”, disse.  Ele salientou ainda a importância para região referenciada com a abertura de 30 leitos de retaguarda da urgência.

O apoiador técnico da Rede de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde visitará novamente a Santa Casa daqui a seis meses, para verificar os novos leitos em funcionamento e a Rede como um todo.