Santa Casa - Doação
FAÇA SUA
DOAÇÃO
À NOSSA
INSTITUIÇÃO
FAÇA SUA
DOAÇÃO
Notícias
INÍCIO- INFORMAÇÕES- Notícias
Santa Casa participa de ações preventivas do Outubro Rosa
31 outubro, 2017
Santa Casa participa de ações preventivas do Outubro Rosa

A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso em parceria com o Rotary Club promoveu, na última semana, ações voltadas para a prevenção do câncer de mama na primeira Campanha Matsuda Rosa. O objetivo é incentivar as mulheres a conhecerem seu próprio corpo para aumentar a prevenção e facilitar o diagnóstico precoce da doença.

Em comemoração ao Outubro Rosa, movimento internacional de combate ao câncer de mama e colo do útero, a Matsuda de São Sebastião do Paraíso reuniu mais de 40 funcionárias da área administrativa e promoveu o primeiro Matsuda Rosa. O evento contou com a parceria da Santa Casa de Misericórdia, da Unimed, do Departamento Municipal de Infectologia e do Rotary Club, que aproveitou a oportunidade para comemorar o Rotary Day.

Durante um dia inteiro de atividades realizadas na sede do Rotary Club, as participantes puderam realizar testes rápidos e HIV, Sífilis e Hepatite, ganharam brindes através de sorteios dos patrocinadores e assistiram a uma palestra sobre Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Mama, ministrada pela enfermeira da Santa Casa, Mayra Reis Pedroso Pimenta. “A Santa Casa cuida da saúde das pessoas, mas preocupa-se muito com a prevenção. Por isso, destacamos a importância destas ações preventivas que realizamos junto às empresas, entidades e a população em geral. A Santa Casa é parceira e procura dar sua parcela de contribuição em todos os eventos que proporcionam saúde e bem estar”, destacou Mayra.

A coordenadora de enfermagem da Santa Casa parabenizou a iniciativa da Matsuda, salientando que a empresa só tem a ganhar com eventos deste tipo, afinal, quanto mais informações os funcionários receberem, melhor eles poderão cuidar da saúde e irão adoecer menos. Isto influencia diretamente no desempenho das funções e na freqüência ao trabalho.

De acordo com a supervisora de Recursos Humanos da Matsuda, Cláudia Lino Goulart, a próxima ação, que também contará com a parceria da Santa Casa, acontece neste mês de novembro para a campanha de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce (Novembro Azul).

 

Estatística

Em Minas Gerais, o câncer de mama é o de maior incidência em mulheres. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer - INCA apontam que são esperados 5.160 novos casos da doença em Minas Gerais, uma taxa bruta de incidência de 48,19 para cada grupo de 100 mil mulheres mineiras. Enquanto isso, o câncer de colo do útero é o terceiro de maior incidência entre as mulheres mineiras e as estimativas apontam 1.030 novos casos esperados no estado, com uma taxa bruta de 9,63 casos para cada grupo de 100 mil mulheres.

Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SAI) revelam que em 2016 foram realizadas mais de 347.330 mil mamografias de rastreamento na faixa etária de 50 a 69 anos nas unidades de saúde do SUS em Minas Gerais. De janeiro a julho deste ano, são 187.893 mamografias já realizadas. Em relação ao rastreamento do câncer de colo do útero, o SUS em Minas realizou 860.101 exames preventivos do colo do útero em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, em 2016, e 498.712 exames de janeiro a julho de 2017.