Procedimento inédito no Sul de Minas é realizado na Santa Casa de Paraíso
05 janeiro, 2018
Procedimento inédito no Sul de Minas é realizado na Santa Casa de Paraíso

Um procedimento inédito nos hospitais do Sul de Minas foi realizado no último, 28, no Hospital do Coração da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso. A equipe da Hemodinâmica recebeu um paciente de 83 anos, morador da cidade de Paraguaçu, portador de uma deficiência cardíaca congênita, que fazia com que uma das válvulas do seu coração não funcionasse adequadamente. Por conta deste problema, ele já tinha sido internado várias vezes com insuficiência cardíaca.

Devido a idade já avançada e ao alto risco que o paciente correria em uma cirurgia aberta, a equipe optou por realizar um TAVI. A sigla em inglês significa “Transcatheter Aortic Valvular Implantation”.

A cirurgia durou aproximadamente duas horas e foi realizada por uma incisão na virilha, por onde os médicos passaram uma câmera e um fio guia para a introdução da válvula. Depois de posicionada, a prótese foi inflada e substituiu a do paciente. O procedimento proporciona uma melhora praticamente imediata do quadro clínico.

A intervenção cirúrgica foi realizada pela equipe de Hemodinâmica (HCI) que atua na Santa Casa, formada pelos médicos José Luiz Attab dos Santos, Renato Sanches e Ricardo Ferreira, além do cardiologista membro do Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (Iecac), do Rio de Janeiro, Márcio Montenegro.

O paciente reagiu muito bem ao implante da nova válvula e no domingo, dia 31, recebeu alta do hospital. Como explica cirurgião cardiovascular, José Luiz Attab, a realização do procedimento em São Sebastião do Paraíso foi possível graças a estrutura que a Santa Casa oferece e a nova UTI Cardiológica, que neste caso pôde acolher o paciente após a cirurgia. Caso contrário, o paciente teria que ser encaminhado para Belo Horizonte.