Santa Casa - Doação
FAÇA SUA
DOAÇÃO
À NOSSA
INSTITUIÇÃO
FAÇA SUA
DOAÇÃO
Notícias
INÍCIO- INFORMAÇÕES- Notícias
Corpo Clínico da Santa Casa mostra apoio as ações e decisões tomadas pela atual Comissão de Intervenção
07 maio, 2018
Corpo Clínico da Santa Casa mostra apoio as ações e decisões tomadas pela atual Comissão de Intervenção

Na ultima Sexta-feira dia 04/05 toda a equipe médica juntamente com todos os chefes de departamentos e toda a equipe da Enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso se reuniram para mostrar força e apoiar a Equipe de Intervenção em mais uma tomada de descisão. O presidente da comissão Adriano Rosa do Nascimento participou sobre as decisões que estão sendo tomadas para equalizar a situação financeira e administração do hospital. "Demos passos importantes para chegarmos até aqui e recuperarmos a instituição, mas precisamos do apoio e união de todos para que possamos prosseguir, por isso, estamos informando sobre as medidas que tomaremos com a destituição da antiga irmandade e com a renovação do estatuto", disse. 


Durante o encontro membros da Comissão Interventora, composta pelo Interventor Adriano Rosa Nascimento; Fernando Montans Alvarenga (vice-interventor); os tesoureiros João Eugênio Pinto e Maria Hortência de Souza, juntamente com o secretário Luiz Gonzaga Pessoni falaram da mudança de rumo da Santa Casa desde que assumiram a instituição em 16 de dezembro de 2016. Na época a instituição estava endividada e sem crédito. "Tivemos dificuldades, mas a partir de um projeto reestruturador para fortificar o hospital hoje estamos colhendo os frutos", disse Adriano.


Ele citou que foram adotados planos e metas visando a estabilização administrativa e financeira da instituição. Uma das primeiras medidas foi equalizar a situação de receitas e despesas já que a Santa Casa vinha de um déficit de quase R$ 1 milhão ao mês. "Revertemos, por exemplo, a taxa de ocupação que antes era de100 leitos com 60% de ocupação e passamos para 180 leitos com 90% de ocupação", compara. 

Neste momento, após sofrer investida na justiça a entidade passará por uma nova fase. "A direção anterior tentou retornar na justiça, mas perderam aqui e em segunda instância em decisão já transitada em julgado e a equipe anterior continua afastada", relatou Fernando Alvarenga. 


De acordo com Adriano é dever da comissão promover uma mudança estatutária o que está sendo feito de maneira criteriosa. "Diante das irregularidades apuradas será necessária a destituição dos irmãos e não da irmandade. Tudo isso se faz necessário para dar sustentabilidade para o processo que estamos implantando e não pode haver retrocesso", avalia.  Em pronunciamento aos membros da equipe médica, de enfermagem e representantes da administração ele ressalta que todo o processo ocorre com transparência. "Precisamos do apoio de todos, somos uma equipe querendo resolver os problemas da instituição", afirma.


A comissão interventora recebeu elogios e apoio de médicos e colaboradores da instituição, que em depoimentos relataram sobre as dificuldades e a insegurança antes existentes quando a antiga direção ainda estava no comando do hospital. Na ocasião foi apresentado um video com a participação de todos os setores da Instituição, apoiando e mostrando apoio incondicional a nova Diretoria.
O chefe da equipe de cirurgia do Hospital do Coração, Frederico Nunes destacou o grau de excelência da equipe de trabalho. "É um modelo, exemplo para todo Sul e Sudoeste, uma das poucas instituições que vem mantendo os pagamentos em dia e faz com que acreditemos na instituição e estamos aqui para apoiar esta equipe de diretores", acrescenta. 


Membros da equipe médica do hospital como o cardiologista Renato Rossi e a Dra. Raquel também enfatizaram sobre a transparência e lisura em que todo o processo está sendo conduzido como fator importante para dar credibilidade às ações. 


Conforme o tesoureiro Luiz Pessoni as mudanças que estão sendo procedidas se fazem necessárias para garantir a estabilidade da instituição. "Destituir os irmãos não é fácil, não podemos generalizar quanto a todos os membros da diretoria anterior, existem pessoas de bem, por isso estamos resguardados judicialmente e o apoio de vocês é muito importante nesta tomada de decisão que está sendo feita", avalia. Ele mencionou que pessoas de bem da irmandade anterior serão chamadas a compor o novo grupo. 


Conforme edital de convocação divulgado pela Comissão Interventora da Santa Casa foi marcado para o dia 8 de maio a realização de uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar sobre estas questões. A primeira chamada será às 11 horas e a segunda as 11h30 quando será tratado da modificação do estatuto e assuntos diversos. A reunião será na sede do hospital na Praça Comendador João Pio de Figueiredo.

 

A Comissão deixa claro que benfeitores da antiga irmandade que receberam seus méritos e beneméritos serão mantidos para recompor a irmandade atual bem como vários irmãos serão chamados para recompor a nova irmandade, pois sabemos que existem membros da antiga irmandade que fizeram muito por esta instituição e isso precisa ser preservado, finaliza Adriano Rosa do Nascimento.