Intervenção da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso é prorrogada por mais 6 meses
20 dezembro, 2018

Reuniram-se nesta Segunda-Feira dia 17/12 a Comissão de Intervenção da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso juntamente com o Prefeito Municipal de São Sebastião do Paraíso, Sr. Walker Américo, o Secretário de Saúde do Município, Sr. Wandilson Bícego, Equipe Médica e Assessores para definir os próximos passos e o futuro de nossa Instituição. Nesta reunião foi definido que o mandato da atual Comissão de Intervenção que completa 2 anos neste mês será prorrogado por mais 6 meses. O Gestor e Interventor da Santa Casa de Misericórdia, Adriano Rosa do Nascimento justificou em ofício sua ausência pois acompanha sua esposa em uma cirurgia. O Prefeito Municipal fez um relato positivo da situação encontrada hoje na Santa Casa, desde a intervenção e falou sobre os avanços conseguidos pela atual administração.

Desde a Intervenção foram estabelecidas metas onde buscou-se mudança no perfil assistencial médico-hospitalar, a fim de garantir acesso à população ao atendimento à saúde, a apresentação de diagnóstico da situação operacional econômico-financeira da instituição, a regularização de serviços, especialmente os de urgência e emergência e plantões, dentre outras, visto que quando o Ministério Público por sua 5.ª Promotoria de Justiça na comarca através da Dra. Manuela de Oliveira Nunes apontou que na época havia falta de assistência à saúde dos munícipes de Paraíso e região, salários de médicos e servidores estavam em atraso, a Santa Casa estava sem crédito junto a fornecedores e com dívidas elevadas, e como tal, com risco eminente de fechamento, com atendimento comprometido.

O Gestor Interventor da Santa Casa de Misericórdia disse que essa prorrogação é mais um desafio e uma grande missão. ‘’A situação não está fácil devido a falta de repasses. Pelo atual cenário a partir de Dezembro, se não houver os pagamentos, alguns fornecedores ficarão sem receber. E isso preocupa toda Comissão de Intervenção. Existe hoje em aberto aproximadamente 9 milhões de repasses para receber e isso vem dificultando muito a gestão, principalmente em nosso setor financeiro, pois prestar serviços e não receber é algo muito complicado perante aos custos fixos do hospital, porém, acredito que com toda equipe técnica, gerentes, funcionários e corpo clínico iremos conseguir atingir nossos objetivos. Acreditando no bom planejamento conseguimos chegar até aqui. O modelo de gestão implantado foi descentralizador e com construção de conhecimento. Fazendo o diferencial. É de suma importância a profissionalização. Se cada um fixar seu papel dentro do ambiente interno e no ambiente externo sem conflitos de interesse acredito que podemos ter uma Santa Casa sempre melhor. Como administrador Hospitalar e Interventor, venho mantendo o foco na busca de equalização e desenvolvendo um Plano Diretor até 2021. Parabéns a todos que vem participando do crescimento desta nossa instituição.” Finaliza Adriano Rosa do Nascimento.

Fernando Montans Alvarenga, Vice Interventor, destacou sobre o saneamento de dívidas e da elaboração do novo estatuto da Santa Casa que hoje é referência em Minas Gerais, e consta como modelo na página da Federação das Santas Casas. O Hospital contém todos os requisitos para que funcione dentro de sua portabilidade.

A Comissão de Intervenção vem fazendo a sua parte com profissionalismo e muito pé no chão. A equipe da Santa Casa aceitou mais este desafio, que com tantas dificuldades vem fazendo um lindo trabalho dentro de nosso Hospital, resgatando a história e a memória desta Casa. Toda nossa equipe começando pelos Interventores, Médicos, Gerentes, Coordenadores e Equipe de Enfermagem estão prontos e motivados para atender nossa população.