Santa Casa inaugura nova UTI que acolherá pacientes com melhor espaço
20 outubro, 2017
Santa Casa inaugura nova UTI que acolherá pacientes com melhor espaço

A Santa Casa de São Sebastião do Paraíso colocou em funcionamento no início desta semana a nova UTI Cardiológica. Ela começou a ser construída em 2014 e foi concluída no ano passado, no entanto, ainda faltava a instalação de gases, ar condicionado e outros pequenos ajustes, para os quais o Hospital não dispunha de recursos.

A conclusão da Unidade foi viabilizada com os lucros obtidos através da festa de 100 anos da Santa Casa, que além da compra de materiais para inaugurar a UTI possibilitou também a aquisição de dois respiradores para UTI Neonatal e Pediátrica.

A vantagem da nova UTI Cardiológica com relação antiga é o espaço físico. Ela oferece melhores acomodações para pacientes e condições de trabalho para os funcionários. Antes, os leitos ficavam muito juntos e agora poderão ficar mais bem distribuídos. A nova estrutura foi feita conforme exigem as RDC´s da Vigilância Sanitária.

A nova UTI Cardiológica fica localizada ao lado da UTI Geral Adulto. Nela serão mantidos os 10 leitos que já funcionavam na anterior. A administração do Hospital ainda está decidindo qual setor irá para o espaço onde a antiga Unidade estava instalada.

A nova UTI Cardiológica foi inaugurada com a garantia de reclassificação dos leitos de UTI´s, que já foi dado parecer favorável junto ao Ministério da Saúde, onde o Deputado Federal Carlos Melles está empenhando esforços para conseguir que a publicação sai retroativa a dezembro de 2016. Desta forma, o Hospital conseguiria reduzir o déficit mensal de mais de R$ 130 mil em suas UTI´s.

A inauguração da Unidade é uma das metas de curto prazo traçadas pelo administrador e interventor Adriano Rosa do Nascimento, juntamente com a equipe interventora, que assumiram a Santa Casa em dezembro do ano passado.

Outra ação que faz parte do mesmo pacote de medidas é a busca de recursos nas esferas estadual e federal para resgatar a saúde financeira da Instituição. Neste intuito, Adriano esteve esta semana em Belo Horizonte, para participar do Encontro Estadual Federassantas. O evento tem objetivo de esclarecer dúvidas e discutir pontos a cerca da lei nº 13.479, que libera linhas de crédito às instituições filantrópicas e sem fins lucrativos.