O nosso Pronto Atendimento esta capacitado para atendimentos de alta complexidade, com equipamentos modernos e equipes formadas por especialistas multidisciplinares. Através do nosso esforço conseguimos disponibilizar 21 especialidades entre Presenciais e alcansáveis, são elas:
Presenciais: Cardiologia, Ginecologia, Obstetrícia, Anestesiologia, Clínica Médica, Cirugia Geral, Pediatria, Ortopedia, Neonatologia e Intensivista.
Alcançavel: Buco-Maxilo, Neurologia, Neurocirurgia, Anestesiologia Obstétrica,Clínica Médica 2, Urologia, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia, Hemodinamissista, Eletrofisiologista, Cirurgião Cardíaco e Nefrologia.
Através desta logística de atendimento iniciamos canalizamos para nossas instalações a população de mais de 50 cidades do Sul e Sudoeste de Minas Gerais, cobrindo assim mais de 2,5 milhões de habitantes.
Com a regionalização de nossa Santa Casa de Misericórdia, tornando-se um hospital nível II regional, desenvolvemos e implantamos modernas estruturas para melhor atender os nossos pacientes. Através da recepção de urgência e emergência utilizamos a tecnologia de senhas eletrônicas que fazem uma triagem pré-estabelecida pela nossa equipe.
No nosso pronto atendimento utilizamos o Protocolo de Manchester que confere a classificação de risco para os pacientes que buscam atendimento. O sistema de classificação de risco (SCR) dispõe de 52 entradas, que se entende por fluxos ou algoritmos para a classificação da gravidade, a avaliação está classificada em cores e o fluxograma está agrupado de forma a identificar sinais, sintomas ou síndromes que habitualmente motivam a ida do paciente a um Pronto Atendimento.
Vermelho - Emergência, neste caso, o paciente necessita de atendimento imediato.
Laranja - Muito Urgente, o paciente necessita atendimento o mais prontamente possível.
Amarelo - O paciente precisa de avaliação, não é considerada uma emergência, já que possui condições clinicas para aguardar.
Verde - Pouco urgente, é o caso menos grave, que exige atendimento médico, mas pode ser assistido no consultório médico ambulatorialmente.
Azul - Não urgente, é o caso de menor complexidade e sem problemas recentes. Este paciente de ser acompanhado no consultório médico ambulatorialmente.
Na prática o paciente ao adentrar na nossa unidade de atendimento ele retira a senha que melhor se enquadra na sua necessidade e aguarda o chamado de sua senha através do painel eletrônico que irá direcioná-lo para o guichê que irá atendê-lo com isso o sistema já está programado para dar prioridade aos casos de mais urgência e a pessoas acima de 60 anos.