O Centro de Terapia Intensiva - da Santa Casa de Misericordia de São Sebastião do Paraíso constitui-se num complexo com mais de 100 leitos destinado ao atendimento de pacientes graves e de alta complexidade.
Constituem o CTI:
Unidade de Terapia Intensiva - Adultos
Unidade Semi-Intensiva
Unidade Cardiológica Semi-Intensiva
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal / Pediátrica
A Unidade de Terapia Intensiva conta com recursos mais complexos para atender necessidades especiais. Vários equipamentos e medicamentos sofisticados que corrigem situações que ameaçam a vida são empregados por uma equipe multiprofissional que trabalha de modo integrado. Ao mesmo tempo, um sistema completo de vigilância acompanha de modo ininterrupto diversos parâmetros biológicos importantes para orientar o tratamento e detectar de imediato complicações indesejadas.
A Unidade Semi-Intensiva comporta pacientes com casos de menor gravidade ou pacientes que já ultrapassaram a fase mais aguda da doença e que não necessitam de tratamento intensivo ou vigilância ininterrupta.
A Unidade Cardiológica Semi-Intensiva é uma área especializada para doentes portadores de doenças cardíacas e que necessitam de um suporte compatível com uma unidade semi-intensiva.
Com o intuito de aumentar a eficiência de todo o sistema, nossos profissionais se capacitam constantemente para tornarem-se cada vez mais especializados em determinados grupos de pacientes. Surgiram então, os serviços especializados em cuidados a infartos, AVC, grandes cirurgias, queimados, politraumatizados, complicação de doenças oncológicas, problemas neurológicos e infecções graves.
Em qualquer uma das instalações do CTI o nível de serviço é mantido em regime ininterrupto (7 dias por semana, 24 horas). Todos os métodos de imagem, testes laboratoriais e exames de anatomia-patologica solicitados são processados com prioridade, colaborando para o rápido diagnóstico e ajustes prontos no tratamento. Além dos especialistas em medicina intensiva.