Santa Casa - Doação
FAÇA SUA
DOAÇÃO
À NOSSA
INSTITUIÇÃO
FAÇA SUA
DOAÇÃO
Notícias
INÍCIO- INFORMAÇÕES- Notícias
Paraisense Evandro Antonio Dias, que cursa Medicina na UNR – Universidade Nacional de Rosário na Argentina faz estágio na nossa Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso.
18 janeiro, 2019
Paraisense Evandro Antonio Dias, que cursa Medicina na UNR – Universidade Nacional de Rosário na Argentina faz estágio na nossa Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso.

O Paraisense Evandro Antonio Dias, que cursa Medicina na UNR – Universidade Nacional de Rosário na Argentina faz estágio na nossa Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso.


O Paraisense Evandro Antonio Dias, filho de Nilza Aparecida da Silva e Haroldo Jose Dias está aproveitando as férias em Paraíso para se especializar ainda mais. O jovem de 24 anos que cursa Medicina em Rosário na Argentina preferiu aperfeiçoar seus conhecimentos ao invés de descansar nas suas férias. A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso e o Hospital Regional do Coração receberam o estudante com muito carinho e dedicação para que ele cumpra o seu estágio observatório. Nós entrevistamos Evandro que contou um pouquinho da sua trajetória.


Porque você escolheu a medicina como profissão:

Desde criança Sempre tive a intenção e o propósito em mente de ajudar ao próximo, tomando  sempre como exemplo a minha querida Mãe, Dona Nilza. Tive contato na área de saúde muito novo quando visitava pacientes nos hospitais, principalmente aqui na Santa Casa e sempre imaginando que um dia poderia trabalhar na área da saúde.

Na adolescência resolvi correr atrás do meu sonho, comecei a estudar e me dedicar muito. Comecei a fazer cursinho no Colégio Objetivo em São Sebastião do Paraíso e consequentemente comecei a prestar vestibulares para as Universidades Federais Brasileiras e também estrangeiras. Em 2013 fui aceito na University de Bridgeport no Estado de Connecticut nos Estados Unidos mais por questões financeiras não conseguir dar sequência, mesmo tentando uma bolsa auxilio no MEC porém sem resultado. Continuei estudando e fazendo cursinho e em Novembro de 2015 fiz a prescrição na UNR – Universidade Nacional Rosário e com muito esforço me Ingressei para a Argentina em 25 de Janeiro de 2016. Fiquei muito feliz por ser aceito em uma Universidade de muita credibilidade que foi fundada a quase 100 anos e que hoje representa uma mudança no sistema de saúde da Argentina ocupando um espaço muito importante entre as principais Faculdades de Medicina das Américas. Reconhecida por ter ganho vários prêmios e é parceira de varias universidades do Brasil como por exemplo, USP, UNICAMP, Universidade Federal da Bahia, UFMG, dentre várias outras  no Banco de convênios da universidade.

Quando cheguei na Argentina fui muito bem recebido pelos colegas da universidade, marca registrada da Instituição que conta com muitos estrangeiros e tem uma visão de acolhimento com os estrangeiros que lá estudam. Hoje sou acadêmico do 3º ano e me orgulho muito em fazer parte desta Universidade.

Qual a área na Medicina que você escolheu para trabalhar.

Hoje sou acadêmico em Clinica Geral e no futuro buscarei me especializar na área de Pedriatria especificamente em Cirurgias Pediátricas.

Porque você escolheu a Santa Casa de São Sebastião do Paraiso para fazer o seu estagio observacional.
Primeiro por ser natural de São Sebastião do Paraíso, minha querida terra natal e pela admiração que tenho pelos profissionais desta Casa, pelo coleguismo e pela aceitação que tive por toda equipe médica e Comissão Interventora. Desta maneira se tornou um prazer fazer este estagio dentro da Santa Casa em caráter optativo. O legal foi que acompanhei a transição da intervenção e percebi muito que a Instituição melhorou muito em todos os setores do hospital, desde os funcionários da limpeza, recepção, equipe administrativa ate a intervenção a melhoria que teve e a abertura que obtivemos para a residência. Tudo isso foi o que me motivou a fazer o meu estagio aqui.

Entreguei a Comissão Interventora da Santa Casa uma Carta de Reconhecimento da UNR – Universidade Nacional de Rosário onde conversamos sobre futuros convênios observando a estrutura e a capacidade de receber e formar bons médicos com uma visão voltada especificamente para a Medicina. Vejo que a visão do Gestor Interventor Sr. Adriano Rosa do Nascimento vem de acordo com essa realidade e tenho certeza que a Instituição entrou nos trilhos e hoje percorre o caminho correto.


Quais seus planos para futuro.

Hoje sou acadêmico e estou no 3º ano ainda cursando Medicina na Argentina, meu objetivo neste momento é formar, fazer uma especialização fora do Brasil e depois retornar para o Brasil e exercer a função em meu pais se possível na minha cidade que tenho como referência a nossa Santa Casa.

Ainda tenho 3 anos para concluir o meu curso e mais no mínimo 6 anos de especialização.
O médico precisa sempre estar buscando novos caminhos tentando entender com funciona o organismo de cada paciente, principalmente as particularidades de cada comunidade sendo peça chave deste processo fazendo com que a população participe também de todo o processo. Por que nada adianta ser médico se o paciente não busca participar, chamando o paciente de individuo do processo.

Aprendi com meu Decano, Dr. Ricardo Nidd e com meus professores que a importância de se aproximar da comunidade é muito importante, e eu como profissional busco mudar a realidade do individuo e da comunidade. Aprendi com o Dr. Ricardo Nidd a importância de sustentar a educação pública e que a educação não tem fronteiras. Hoje a maioria dos estrangeiros principalmente os brasileiros conseguem fazer os estudos graças a ele que teve esta visão e não mediu esforços para trazer e apoiar os estrangeiros que aqui estudam. Nossa faculdade tem este perfil humanístico voltado a Medicina Social com apelo humanizado.  Graças a este Pró reitor é que foi aberto a possibilidade de nós Brasileiros e estrangeiros cursar a medicina dentro da universidade lutando sempre pra que nosso sonho seja realizado. Gostaria de fazer um agradecimento especial ao meu Decano que acreditou e me recebeu com muito carinho.

Visto tudo isso hoje sou presidente de um dos principais grêmios estudantis da UNR, onde participo desde a fundação. No Grêmio Frente Unido Estudantil – FUES, implantamos projetos acadêmicos dentro da faculdade e defendemos os estudantes estrangeiros que estudam na Universidade.

 

Deixe uma mensagem para seus colegas futuros médicos sobre a nossa Santa Casa:

Hoje vendo a humanização de atendimento ao paciente, a Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso tem um perfil de exemplo desde a recepção até os médicos.

A mensagem que deixo para os estudantes é que aqui ele vai encontrar um hospital muito  bem preparado para receber os estágiários, equipe especializada para fazer o intercâmbio de conhecimento gerando uma estrutura necessária para receber seus pacientes. Aqui encontramos toda a estrutura que nós necessitamos.

O Hospital te faz sentir a vontade de voltar no próximo dia. É por conta desta vontade e o impulso de ensinar para aquele que quer buscar a fazer a diferença. O hospital esta preparado para receber quem quer ser um bom profissional, conta com profissionais de referencia e equipamentos de ponta. É um hospital que busca sempre a melhoria. Hoje vejo a diferença de anos atrás para agora com um visão humanizada com o individuo e os familiares e o respeito que o hospital tem com seu paciente. Gostaria de agradecer as portas abertas pelo Sr. Adriano Rosa do Nascimento, Gestor Interventor da Instituição, Dra. Raquel Constantini, Dr. Luciano Constatini e Dra. Isadora Pelucio que me ajudou muito e foi a preceptora que abriu as portas do hospital. Obrigado por me fazer sentir parte desta equipe. Enfim a toda a equipe do hospital que me receberam de portas abertas. O meu muito obrigado.