Hemodiálise

Os rins são dois dos órgãos mais importantes do corpo humano. Eles controlam o volume de água do corpo, filtram o sangue para retirar as impurezas e produzem hormônios, substâncias que ajudam no controle a pressão arterial, na renovação das células do sangue e na absorção de nutrientes dos alimentos que ingerimos.

Quando eles falham em suas funções por mais de 3 meses ocorre o que chamamos de Doença Renal Crônica (DRC). Atualmente não existe cura para a DRC, mas os tratamentos devolvem parte da qualidade de vida do paciente e tem por objetivo retardar a progressão e as complicações associadas.

Mais de 20 milhões de brasileiros apresentam doença renal, tornando-se um problema médico e um desafio para a saúde pública. 70% dos pacientes que iniciam hemodiálise são pacientes portadores de hipertensão e diabetes, doenças que crescem vertiginosamente. No Brasil, a prevalência de pacientes mantidos em programa crônico de diálise aumenta a cada ano. Saltamos de 24.000 para mais de 100.000 pacientes entre 1994 e 2014. Além disso, quase 40.000 novos pacientes entrarão em programa de diálise em 2016 e o gasto com programa de diálise e transplante renal situa-se ao redor de 1,4 bilhão de reais ao ano.

O Centro de Nefrologia da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso conta hoje com mais de 100 pacientes em hemodiálise, também oferecendo as terapias de diálise peritoneal ambulatorial continua e diálise peritoneal automatizada.

A equipe é composta por quatro médicos nefrologistas, quatro enfermeiras nefrologistas, equipe de técnicos de enfermagem, psicóloga, assistente social, nutricionista, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

O funcionamento se dá em três turnos nas segundas, quarta e sextas-feiras e dois turnos nas terças, quintas e sábados.

O Serviço de Diálise da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso é regulamentado pela RDC 11 de 13 de março de 2014, a qual rege esses serviços.

Nossos Números

Nosso crescimento e desenvolvimento, vem de cada dia, cada aprendizado, cada conquista.

Isso tudo dedicado exclusivamente a sua Vida!

Dados atualizados de Janeiro de 2017 a Agosto de 2018.

Convênios