A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso é um hospital filantrópico que surgiu em 1897. Era simples, pequena, mas preenchia as necessidades do povo alcançando plenamente os objetivos a que fora destinado. Foi o primeiro passo em assistência médica e social na cidade. Com poucos recursos humanos e financeiros a pequena Santa Casa de Misericórdia não pôde desenvolver-se adequadamente e o tempo foi deixando sua marca quase à destruição. Em 1917 foi inaugurada uma nova parte da Santa Casa, quase que uma reconstrução. Durante grande parte do tempo foi dirigida pelas irmãs da Congregação da Imaculada Conceição e em outros momentos por médicos e pessoas da sociedade.
Atualmente o hospital possui 184 leitos sendo 145 destinados ao SUS, estes leitos são atendidos por clínicas médicas, cirúrgicas, pediátrica, ginecologia-obstetrícia, “maternidade Alto Risco” UTI adulto e infantil tipo II. Possui um corpo clínico de 65 médicos com especialidades diversas, como: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Videolaparoscopia, Cardiologia, Gastrologia, Neurologia, Traumato Ortopedia, Nefrologia, Ginecologia-Obstetrícia, Pediatria, Urologia, Radiologia, Neurocirurgia, Hemodinamicista, Neonatologia, Intensivista, Infectologista, Vascular, Cirurgia Bariátrica.
O hospital hoje possui uma área de 15.503,85m², divididos entre Enfermarias, CTI, Pediatria, Ala dos convênios, Centro Cirúrgico, Hemodiálise, Maternidade, Berçário, UTI Neonatal, Laboratório, Centro de Radiologia, Banco de Sangue, Ortopedia e área administrativa. Possui ainda uma área de 3.682,19m² destinada à construção da Unidade Cardiológica. Existe uma área de 1.851,62m² destinada a ampliação da maternidade de alto risco de referência estadual e existe ainda uma área de 1.074,27m² com um projeto futuro para ampliação.