Modernidade e agilidade são os diferenciais da UTI Cardiológica
Aparelhos modernos e integração de salas torna o atendimento mais rápido
Muitas pessoas não imaginam que uma simples dor muscular pode ser um dos alerta de que o coração pode sofrer um infarto. Sintomas menos comuns como desconforto ou dor na região precordial, tipo opressiva, com irradiação para braço esquerdo, mandíbula, costas e, às vezes, dor na região epigástrica (região do estômago), que pode ser acompanhada de náusea, vômito e sudorese, são alertas de que o coração pode não estar bem. E, para as mulheres, o agravante é que nem sempre os sintomas são específicos.
Por ser difícil identificar este problema é que se recomenda procurar sempre o atendimento médico especializado, principalmente as pessoas do grupo de risco, como idosos, obesos, fumantes, diabéticos ou quem têm casos de problemas cardíacos na família. Ao sentir uma queimação no peito ou alguma dor muscular muito forte, é importante não esperar a dor passar e procurar auxílio médico.
Em muitos casos, os pacientes precisam recorrer aos procedimentos cirúrgicos para terem melhoras em seu quadro. A Santa Casa de Misericória de São Sebastião do Paraíso possui UTI Cardiológica totalmente equipada para os casos que necessitem internação e cuidados avançados. A unidade é voltada para o atendimento em cardiologia, com suporte médico, de enfermagem e equipamentos para atender qualquer emergência cardiológica, em funcionamento 24h, conhecida como Unidade Coronária (UCO).
O setor de cardiologia funciona de forma integrada, tanto fisicamente, como funcionalmente, onde o paciente passa pela Unidade de Dor Torácica (UDT), que conta com cardiologistas de plantão 24h. Nesse espaço o paciente é avaliado e, se for necessário, será internado para o devido tratamento. Esta UDT fica ao lado da UCO para agilizar o atendimento, com rapidez e a máxima segurança ao paciente, pois, nesses casos, muitas vezes, o tempo pode significar salvar vidas.
Além de atender os casos cardiológicos, a UTI também é um espaço para observação de pacientes que passaram por procedimentos de cardiologia intervencionista. Um exemplo é o atendimento aos pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM), onde ele é encaminhado ao setor de Hemodinâmica para procedimento de desobstrução da artéria culpada pelo infarto, sendo que a sala é em anexo ao UCO e UDT, formando um complexo integrado de atendimento cardiológico.
Por possuir os equipamentos mais modernos e tecnológicos, além de ser um centro altamente capacitado e com estrutura física integrada, é que o Hospital do Coração da Santa Casa se destaca. Para os pacientes, a vantagem é ter um atendimento ágil, rápido e seguro.