Santa Casa - Doação
FAÇA SUA
DOAÇÃO
À NOSSA
INSTITUIÇÃO
FAÇA SUA
DOAÇÃO
UTI - Cardiológia
INÍCIO- Serviços- UTI's- UTI - Cardiológia

Modernidade e agilidade são os diferenciais da UTI Cardiológica
Aparelhos modernos e integração de salas torna o atendimento mais rápido

 

Muitas pessoas não imaginam que uma simples dor muscular pode ser um dos alerta de que o coração pode sofrer um infarto. Sintomas menos comuns como desconforto ou dor na região precordial, tipo opressiva, com irradiação para braço esquerdo, mandíbula, costas e, às vezes, dor na região epigástrica (região do estômago), que pode ser acompanhada de náusea, vômito e sudorese, são alertas de que o coração pode não estar bem. E, para as mulheres, o agravante é que nem sempre os sintomas são específicos.

Por ser difícil identificar este problema é que se recomenda procurar sempre o atendimento médico especializado, principalmente as pessoas do grupo de risco, como idosos, obesos, fumantes, diabéticos ou quem têm casos de problemas cardíacos na família. Ao sentir uma queimação no peito ou alguma dor muscular muito forte, é importante não esperar a dor passar e procurar auxílio médico.

Em muitos casos, os pacientes precisam recorrer aos procedimentos cirúrgicos para terem melhoras em seu quadro. A Santa Casa de Misericória de São Sebastião do Paraíso possui UTI Cardiológica totalmente equipada para os casos que necessitem internação e cuidados avançados. A unidade é voltada para o atendimento em cardiologia, com suporte médico, de enfermagem e equipamentos para atender qualquer emergência cardiológica, em funcionamento 24h, conhecida como Unidade Coronária (UCO).

O setor  de cardiologia funciona de forma  integrada,  tanto  fisicamente,  como  funcionalmente,  onde  o  paciente  passa  pela  Unidade  de Dor Torácica (UDT),  que conta com  cardiologistas de plantão  24h. Nesse espaço o paciente é avaliado  e,  se  for  necessário, será  internado  para  o  devido tratamento. Esta  UDT fica  ao  lado da  UCO   para  agilizar o atendimento,  com rapidez e a máxima segurança ao paciente, pois, nesses casos,  muitas  vezes,  o tempo  pode significar  salvar vidas.

Além de atender os casos cardiológicos, a UTI também é um espaço para observação de pacientes que passaram por procedimentos de cardiologia intervencionista. Um exemplo é o atendimento aos pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM), onde ele é encaminhado ao setor de Hemodinâmica para procedimento de desobstrução da artéria culpada pelo infarto, sendo que a sala é em anexo ao UCO e UDT, formando um complexo integrado de atendimento cardiológico.

Por possuir os equipamentos mais modernos e tecnológicos, além de ser um centro altamente capacitado e com estrutura física integrada, é que o Hospital do Coração da Santa Casa se destaca. Para os pacientes, a vantagem é ter um atendimento ágil, rápido e seguro.

Conheça a Santa Casa
Mais de 100 anos de história
A Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso é um hospital filantrópico que surgiu em 1897. Era simples, pequena, mas preenchia