Unindo tecnologia, conforto e alto padrão de qualidade, a Santa Casa de São Sebastião do Paraíso oferece aos seus pacientes um serviço de Medicina Diagnóstica e Terapêutica com equipamentos de última geração e equipe altamente qualificada, que oferecem alta resolução nos diagnósticos e agilidade no tratamento.
Realizando todos os tipos de exames laboratoriais, a Santa Casa conta com a parceria com Centros de Diagnósticos de renome para análises e confecção dos laudos.
O serviço segue rígidos padrões de qualidade, garantindo critérios rigorosos de precisão nos resultados e compromisso com a qualidade de vida. As equipes são treinadas especialmente para garantir segurança e atendimento humanizado.
Uma boa amostra de escarro é a que provém da árvore brônquica, obtida após esforço de tosse, e não a que se obtém da faringe ou por aspiração de secreções nasais, nem tampouco a que contém somente saliva. O aspecto ideal da amostra é mucopurulento.
É necessário jejum. Lavar as mãos e higienizar a cavidade oral com água (sem utilizar creme dental ou soluções antissépticas para gargarejo) antes da coleta. Caso use próteses dentárias, deverá retirá-las antes de higienizar a cavidade oral.
Inspirar profundamente, reter o ar por alguns instantes (segundos) e expirar. Após repetir esses procedimentos três vezes, tossir. Imediatamente após o ato da tosse produtiva, o paciente deverá abrir o pote e expectorar a secreção dentro dele sem encostar os lábios no pote ou tocar a parte interna com os dedos, pois há o risco de contaminação da amostra;
O paciente deve transportar o pote com o escarro no saco plástico ao laboratório, protegido da luz solar, idealmente, em 2 horas do momento da coleta.
O espermograma requer um período de abstinência sexual de três a cinco dias, ou seja, a última ejaculação não deve ter sido nos três dias anteriores nem em período superior a cinco dias. O paciente deverá coletar o material por masturbação manual, e ejacular dentro do frasco fornecido pelo laboratório. Não poderá haver perda de material, se isto acontecer, comunique o Biomédico.
— O teste é realizado em material colhido fora da Santa Casa apenas mediante solicitação específica, que descreva essa necessidade claramente. Nessas situações, o laudo informa que se trata de coleta feita fora da unidade de atendimento.
— Para a realização do exame é necessário o agendamento prévio, onde será marcado o horário e o paciente será devidamente instruído.
— Caso o cliente tenha vontade de urinar antes do exame, deve fazê-lo preferencialmente em até uma hora antes da coleta.
— Estabilidade: material deve ser entregue imediatamente pós coleta ao setor (prazo máximo de 15 min), tanto para coletas no Laboratório, como para coletas a domicílio.
Não usar laxativos para colher as fezes (só a critério médico).
Colher as fezes do dia e trazer imediatamente ao laboratório.
Se não puder entregar no mesmo dia, manter em geladeira (na parte baixa) até o dia seguinte.
Não encher completamente o frasco.
A amostra precisa ser coletada duas horas após o início do almoço.
O paciente deve alimentar-se com refeição normal. Não ingerir bebidas alcoólicas durante essa refeição.
A amostra de urina deverá ser colhida no laboratório, assistida por um funcionário.
Ao levantar pela manhã, o cliente deverá desprezar toda a urina contida na bexiga e anotar o horário. A partir desse momento, toda vez que urinar, durante o resto do dia e também à noite, deve-se recolher integralmente a urina de cada micção, colocando-a no mesmo frasco de coleta. Este deve ser bem fechado e guardado em refrigerador, entre as micções.
Armazene toda a urina colhida em recipiente descartável ou garrafas vazias de água mineral. Não usar outra embalagem.
Se a quantidade de urina for maior do que o frasco comporta, use frascos adicionais (quantos forem necessários), para conter todo o volume de 24 horas. Pois se acontecer perda, haverá erro no exame.
Na manhã seguinte, deve-se coletar toda a urina contida na bexiga e encerrar a coleta no horário correspondente ao horário que desprezou a primeira micção da véspera.
Durante as 24 horas de coleta, a ingestão de líquidos deve ser a habitual.
Todo o volume urinário coletado nas 24 horas deverá ser encaminhado ao laboratório logo após ser retirado do refrigerador.
OBS.: Para o exame CLEARENCE DE CREATININA, deverá ser informado ao laboratório o peso e altura do paciente. Este deverá comparecer ao laboratório em jejum para colher sangue para dosagem de creatinina sanguínea, quando for entregar a urina.
Colher preferencialmente a primeira urina da manhã ou dar um intervalo mínimo de 3 horas após a última micção;
Usar sempre recipiente próprio fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia;
Rotular o recipiente com nome completo;
Desprezar o 1º jato da urina, sem interromper a micção, e recolher o jato médio, evitando encher o frasco até a tampa. Desprezar também o jato final. Fechar o frasco imediatamente.
Após a coleta, trazer ao laboratório no prazo máximo de uma hora.
Informar se está ou esteve em uso de antibióticos e/ou antissépticos urinários.
HIGIENE:
Homem: Lavar as mãos, em seguida lavar o pênis, retraindo todo o prepúcio, enxaguar e secar com gaze estéril ou toalha bem limpa.
Mulher: Lavar a região genital de frente para trás, enxaguar e secar, usando gaze estéril ou toalha bem limpa.
Criança: Colher sempre que possível, no laboratório com cuidados especiais de assepsia.